Os dias vão passando e, apesar de ter muitas coisas para fazer, só me apetece dedicar-me aos meus cabazes de natal. Na cozinha já não há espaço para tantos frascos e frasquinhos com as coisas que fui preparando para oferecer este ano. Na minha cabeça há inúmeras ideias para organizar os cabazes para que tragam algo de novo este ano, de como os decorar ou até de fazer as etiquetas. Mas há mais que fazer e ainda não é tempo de me dedicar de corpo e alma a esta tarefa de que tanto gosto.
Entretanto continuam-se a experimentar novas receitas, a inventar outras e a fazer algumas clássicas de sempre. Hoje é dia de um clássico.
Ingredientes para duas pessoas:
650g de polvo (1 polvo pequeno)
3 dentes de alho
1 cebola
50ml de azeite
Salsa q.b.
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
Coza o polvo em água temperada de sal e com uma cebola até que este fique macio. (Se preferir poderá cozer o polvo na panela de pressão cerca de 20 minutos).
Depois de cozido escorra o polvo e corte-o em pequenos pedaços. Reserve.
Entretanto descasque os dentes de alho e lamine-os finamente. Leve-os ao lume juntamente com o azeite e, assim que os dentes de alho começarem a querer fritar acrescente o polvo em pedaços e deixe saltear alguns minutos em lume brando. Acrescente a salsa picada, envolva bem e sirva com batatinhas cozidas e couve salteada.
Bom Apetite!
Simples e bom. Adoro polvo! :)
ResponderEliminarhttp://mefrancesca.blogspot.com
Adorooo polvo. Mas nunca confeccionei, tenho medo que fique duro.
ResponderEliminaroneplustwoblog.blogspot.pt
Bom dia. Hoje com seu comentário sobre os presentes de Natal, me dei conta de que sigo seu blog há um ano. Estou ansiosa para vê-los. Beijo.
ResponderEliminarBom dia Joana,
ResponderEliminarUm clássico que sabe sempre bem e simples de fazer.
Beijocas
Paula
esse polvo está com um aspeto fabuloso.
ResponderEliminarBeijinhos
Que apetitoso!
ResponderEliminarbeijinhos,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/
Hum...até quase que sinto o sabor....uma maravilha :)
ResponderEliminarA minha perdição...polvo...Que vontade
ResponderEliminarde dar uma garfada :)
bjs
http://from-pot-to-the-heart.blogspot.com
Hummmmm... Esse molho com um pouco de pao que bem que me sabia :-)
ResponderEliminarHummm... Adoro polvo. E está com um aspecto divinal.
ResponderEliminarUiiii que bommmmm... mesmo como eu gosto e já não faço polvo há tanto tempo.. ;) tenho que expoerimentar esta versão.. :)
ResponderEliminarum beijinho
Eu tb ando a mil com esta coisa dos cabazes... Tal como a Joana ando de volta de frascos, caixinhas, latinhas e etiquetas... Só me apetece ir a correr para casa tratar dessas coisas, mas há que trabalhar!!!
ResponderEliminarQuanto à receita: ADORO polvo!!!
Bjs
Uma refeição que comeria sem esforço nenhum! tem um aspecto delicioso! :)
ResponderEliminarque rico polvo! tenho la uns qtos na arca agr, tenho q tirar ideias!!
ResponderEliminarJoana, o meu estado de espírito é idêntico: na minha cabeça, também já só reluzem as ideias para os cabazes de Natal! :) Comecei a tarefa esta semana: já há chutney feito em casa, compraram-se os marmelos para a marmelada e geleia, as formas onde seguirão os bolos ingleses de chocolate e frutos secos, o papel de embrulho para forrar as caixas de cartão, e os autocolantes e fitas para os embelezar.
ResponderEliminarMas é como dizes, antes de tratar desta tarefa lúdica, há ainda muitos dias de trabalho árduo pela frente, e o teu polvo é um bom tónico para acalentar essa empreitada.
Acabei de conhecer o seu blog e estou encantada com tantas receitas maravilhosas.
ResponderEliminarOla'! Gosto muito da receita (alias, de quase todas que vai "postando"), mas tenho uma critica a apontar: e' proibido vender e comprar polvos com menos de 750g. Esta medida e' uma maneira de garantir que os polvos se reproduzem antes de serem capturados. Por isso, por favor, nao sugira receitas que usam peixes ou moluscos abaixo dos tamanhos ou pesos minimos estabelecidos por lei.
ResponderEliminarSe tiver interesse no assunto, sugiro que consulte o site www.quepeixecomer.lpn.pt que tem informacao muito util para quem se preocupa com a sustentabilidade das escolhas de consumo, especificamente de peixe.
Boas receitas!
OLá Catarina,
EliminarObrigada pelas suas palavras e pela sua observação acerca do polvo. No entanto creio que não não me expliquei bem, ou a Catarina não percebeu. O que eu quero dizer é que para duas pessoas deve usar cerca de 650g de polvo em cru ou um polvo pequeno.E isso não é a mesma coisa que dizer que deve usar um polvo de 650g. Não estou a sugerir peixe abaixo do limite permitido, mas sim a indicar a quantidade de polvo "necessária" para duas pessoas, que é completamente diferente.
No entanto o seu alerta é muito importante bem como a referência a escolhas mais sustentáveis.
Joana Roque
E então por que se vê à venda polvilhos tipo anões?
EliminarGostei deste clássico... ando há vários dias a pensar que não como polvo há muito tempo!
ResponderEliminarBabette
Eu adoro Polvo, mas o segredo do bom Polvo está na técnica de cozer.
ResponderEliminarOs galegos, são os melhores cozedores de Polvo do mundo. Basicamente é cozido em muita água, sem sal e de tampa aberta. Nunca congelado, nunca acrescentar nada à agua. O Polvo coze entre 15 a 20 min. Pronto delicie-se acrescentado o sal apenas para o serviço. O Polvo na minha opinião nem precisa. O Sal apenas faz com que o polvo fique mais rijo. O feijão também se coze em água sem sal, etc.
exprementei e acrescentei umas tiras de pimento vermelho e ficou uma delicia.
ResponderEliminarbom apetite a todos.
Uma delícia😋😋
ResponderEliminarAdoro!