De vez em quando acontece isto. Experimento uma receita nova, partilho-a no instagram e, apesar de muitas vezes serem apenas experiências, e de não estar a contar partilha-las aqui no blogue, os pedidos são tantos que a receita acaba nestas páginas. Mas este é o efeito instagram, quase uma porta direta para a cozinha aqui de casa. (E se ainda não me seguem no instagram, poderão fazê-lo aqui: https://www.instagram.com/joanaroque78/)
Com este “pão” de banana e amêndoas foi o que aconteceu. Uma receita que vi, umas alterações que fiz e uma experiência de uma receita sem açúcar - ou substitutos, sem glúten, e sem laticínios. Estava curiosa com a textura e o sabor. Tinha bananas a estragarem-se e tinha vontade de saber como ficava. Meti mãos à obra. O resultado surpreendeu-me, e não era o que eu estava à espera à partida, porque na realidade ficou bastante bom. Mas desenganem-se. Isto não é nem um bolo, nem um pão. Não sabe nem a uma coisa nem a outra. Mas é bom. Tenho-o comido ao pequeno almoço ou lanche com manteiga de amêndoas e framboesas, mas não é daquelas receitas que fazemos para servir aos amigos com um café. Até pode ser, mas é provavel que não agrade a todos, que lhe sintam falta da textura habitual, ou até do doce que o açúcar lhe confere.
Não deixa de ser uma receita interessante e a repetir. Que se enquadra a quem quer dar um “bolo” sem açúcar aos filhos (o Zé Maria por exemplo, gostou muito), quem está em regimes ou opções alimentares sem gluten, açúcar e/ou laticínios.
Cozinhar e gostar de cozinhar é também experimentar todas estas alternativas, explorar estes novo sabores, para podermos tomar uma outra consciência dos alimentos e do meio que nos rodeia. Aqui fica hoje uma receita mais “alternativa”.
Ingredientes:
(adaptado daqui: http://www.recipecommunity.com.au/desserts-sweets-recipes/paleo-banana-bread/122861)
5 bananas maduras
35g de azeite
220g de farinha de amêndoa
3 ovos
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
canela q.b. para polvilhar
Preparação:
Esmague ou triture muito bem 4 bananas e misture-lhe a farinha de amêndoas, os ovos batidos, o azeite, a essência de baunilha e o bicarbonato de sódio. Misture tudo muito bem e coloque a mistura numa forma de bolo inglês previamente untada e forrada com papel vegetal.
Corte a outra banana e coloque-a por cima da massa e polvilhe com um pouco de canela a gosto.
Leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos.
Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar e sirva cortado em fatias, barrado com manteiga de amêndoas, pasta de tâmaras e com uns morangos ou framboesas.
Bom apetite!
Confesso que uso e abuso pouco da banana mas quem sabe esta receita não me convence. Bj
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarBom dia, Joana! Adoro o seu blog, mas confesso que fico sempre muito feliz quando publica receitas mais saudáveis, já que são tantos e tão conhecidos os malefícios do açúcar! Obrigada e beijinhos! Augusta
ResponderEliminarJoana fiquei bastante curiosa com a manteiga de amêndoa. é a Joana que faz ou comprou já feita? Há pouco tempo estreei-me com a manteiga de amendoim na bimby e gostei bastante.
ResponderEliminarUm beijinho,
Manuela
Tinha ficado curiosa com a receita quando publicou a fotografia. Gosto deste tipo de receitas, e até eu faço algumas experiências em casa, a usar farinhas sem glúten ou outras, encontrar alternativas para a manteiga, e a tentar reduzir o açúcar.
ResponderEliminarTenho uma espécie relação de amor/ódio com a banana, quando a uso em bolos ou bolachas, pois muitas vezes a massa fica demasiado húmida e as bolachas ficam moles. A massa fica húmida, tipo "queijada"? As bananas que usou são grandes ou pequenas? Coloco estas questões, porque as bananas variam no tamanho, e o próprio grau de amadurecimento, podem ter influência na massa do bolo.
Mas cozinhar é isto, fazer experiências que podem ser bem ou mal sucedidas, e fazer receitas que fujam um pouco ao "normal".
Para experimentar em breve, quando tiver em casa a matéria-prima principal, bananas e amêndoa.
Um grande beijinho, Sara Oliveira
bom dia adoro seu blog, posso substituir essa farinha por outra sem glutem, acho que essa é meio carinha par MIM, BJ
ResponderEliminarTambém tenho experimentado recentemente outras receitas, versões alternativas, é bem interessante explorar texturas e sabores novos!
ResponderEliminarGostei bastante da sugestão :)
Beijinhos Ana
https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/
Mais uma receita que deve ser fantástica!!!
ResponderEliminarPS: Sigo o blog e a página de facebook bem antes dos livros. Comprei o primeiro assim que o encontrei à venda, sou uma mega fã das tuas que passaram também a ser as minhas receitas :)
Óptima receita, adoro usar banana nos doces :)
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim de semana...
Blog: Guloso qb