Podem achar que esta é uma receita pouco apetecível das mal amadas couves de bruxelas. Mas é uma sugestão diferente para esta época festiva que se aproxima. Um acompanhamento para as carnes assadas das festas natalícias e que foge um pouco dos acompanhamentos habituais.O molho cremoso de queijo faz a diferença e, até os que dizem não gostar de vegetais acabam sempre a comer uma "couvinhas" destas.
Para quem está agora a pensar na ementa do dia de Natal, aqui fica a ideia!
Ingredientes para 2 pessoas:
250g de couves de bruxelas (usei congeladas)
1 colher de sopa bem cheia de farinha
1 colher de sopa de margarina
200ml de leite
100g de queijo ralado (poderá usar queijo emmental, queijo da ilha ou até mozarella)
Pão ralado para polvilhar
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Coza as couves de bruxelas em água temperada com sal.
Entretanto leve um tachinho ao lume com a margarina e deixe derreter. Acrescente a farinha e envolva bem na margarina até formar uma massa. Acrescente depois o leite, aos poucos e poucos, de modo a formar um molho bechamel sem grumos (se formar grumos, mexa com a varinha mágica para ficar com um molho homogéneo). Deixe engrossar e acrescente o queijo ralado deixando derreter no molho quente. Rectifique de sal e pimenta.
Entretanto coloque as couves de bruxelas já cozidas e escorridas num prato que vá ao forno e à mesa e verta sobre elas o molho de queijo. Polvilhe com o pão ralado e leve ao forno (180ºC) até gratinar e dourar a superfície.
Sirva como acompanhamento de carnes assadas ou grelhadas e é delicioso como acompanhamento do peru de natal.
Bom Apetite!
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Sou adepta das couves não só pela aparẽncia apetitosa, como pelos benefícios nutricionais, esta receita é ótima.
ResponderEliminarBeijo
Vânia
Ai que bom aspecto!!! :)
ResponderEliminarTenho de experimentar!!! :)
Gosto muito de couves de bruxelas, sempre gostei. Acho que é por serem pequenas e terem um sabor tão diferente das outras couves. Em casa ainda tenho uma pequena quantidades delas frescas e sou menina para as utilizar segundo esta sugestão :)
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarEu sou fã de couves de bruxelas:)
E este gratinado ficou-me debaixo de olho!
p.s: já te leio há algum tempo e tb já comprei o "Feito em casa". Obrigada pela dedicação e pelas boas ideias que nos deixas.
Continua assim que a "malta" agradece :)
Mal amadas? Eu adoro couves de Bruxelas, com este quijinho então deve ser uma delícia! bjs
ResponderEliminarAna
Lá em casa, as couves de bruxelas são mais que bem amadas!
ResponderEliminarEu gosto de couves de Bruxelas e há já algum tempo que procurava uma receita assim, pois adoro gratinados com queijo. Agora que a vi no seu blogue, acho que deste fim-de-semana não passa!
ResponderEliminarP.S.: Estou ansiosa por ver mais algumas sugestões de boas receitas para o Natal! A do seu tronco de Natal já está na minha lista para experimentar este ano!