Às vezes perguntam-me se gosto mais de fazer doces ou salgados. Nunca sei responder a esta questão.
Tenho uma maior facilidade em “inventar” as receitas de todos os dias, muitas vezes de forma a aproveitar da melhor maneira o que tenho me casa, ou mesmo porque qiando vou às compras lembro-me de determinada combinação que quero fazer, apenas por ver o que me apetece comprar.
Com os doces o caso é diferente. Acabo sempre a inventar menos, ou a contar com combinações mais clássicas e receitas base, para depois adaptar a partir daí.
Esta mousse foi uma invenção, mas inspirada numa mousse de requeijão com feijoca que comi num restaurante em Manteigas. Como gosto imenso de requeijão, achei que valia a pena adaptar a combinação de requeijão e mel numa mousse.
Deixo-vos então a receita, com poucos ingredientes e muito rápida de preparar. E com video para, quanto mais não seja, aprenderem a fazer o crocante de amêndoas para colocarem sobre a mousse, e que lhe dá um toque final muito agradável!
Ingredientes para 4 pessoas:
100ml de natas frescas
75g de requeijão
2 colheres de sopa de mel
50g de açúcar
50g de amêndoas
Preparação:
Comece por colocar uma frigideira ao lume com o açúcar, e deixe-o caramelizar.
Coloque as amêndoas no tapete de silicone, e verta sobre elas o açúcar em caramelo, deixando depois arrefecer e solidificar.
Entretanto com um garfo esmague bem o requeijão com o mel.
Bata as natas até ficarem firmes e incorpore suavemente o preparado de requeijão com as natas. Divida a mistura por quatro tacinhas ou copinhos e coloque no frigorífico.
Pique grosseiramente o caramelo de amêndoas com um almofariz ou num robot de cozinha e, antes de servir polvilhe generosamente sobre a mousse.
Sirva de imediato.
Bom Apetite!
Adoro estas ideias!
ResponderEliminarAs aparências enganam, e como se diz menos é mais. Não é preciso complicar muito para ter algo com sabor e textura, valorizando os produtos utilizados.
As minhas "invenções" na cozinha são sempre variações de receitas que conheço, outras são em função do que existe em casa e criadas de raíz, tendo sempre a base "clássica", mudando proporções e substituindo ingradientes. É claro que há coisas que correm bem e outras que nem por isso, mas há que ter a mente aberta e aprender com os erros.
Estou curiosa com essa mousse de requeijão com feijoca, pois parece ser uma combinação interessante que lembra o recheio de uma tarte/queijada. Afinal, não há receitas tradicionais (e não só) que levam puré de leguminosas (ex.tarte de grão, pasteis de feijão)?
Mais uma receita simples, vistosa, e prática, para fazer um brilharete nas nossas mesas. Para experimentar em breve, assim que tenha requeijão!
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Admito que não sou uma cozinheira por aí além e as sobremesas são mesmo o meu calcanhar de Aquiles. Mas esta receita parece tão boa e tão fácil (ainda por cima com vídeo, não há como errar) que vai já para a pasta das receitas a tentar.
ResponderEliminarViu experimentar, obrigado
ResponderEliminarOlá Joana! Que engraçado, também eu fui há uns dias a manteigas e também experimentei essa sobremesa. Que delícia! Vou experimentar a tua versão, obrigada!
ResponderEliminar