Equilibrio.
“A igualdade de forças de dois corpos que obram um contra o outro ou o estado de um corpo que se mantém, apesar de impelido ou solicitado por forças opostas”
Vivemos em constante equilibrio. Do bom e do mau, do querer e não querer, do fácil e difícil, do certo e do errado, do caro e do barato, do gosta e não gosta.
Tentamos todos os dias o melhor equilíbrio possível. Eu tento esse equilíbrio todos os dias em todos e nos mais variados aspetos da minha vida.
Na parte emocional, pessoal, familiar, profissional, física. Umas vezes para um lado e outras para o outro, mas sempre a tentar encontrar o meio termo,
E começo por falar em equilíbrio porque neste momento sinto que é preciso equilíbrio também noutros campos. O equilíbrio das finanças pessoais numa altura em que tudo sobe menos os rendimentos da grande maioria das famílias, torna esse equilíbrio difícil.
E se esta falta de equilíbrio é das mais difíceis de ultrapassar e põe em causa a dignidade das pessoas.
Pouco posso fazer para ajudar. Mas relembrar que também na cozinha, na forma como fazemos as nossas compras e como cozinhamos é possível encontrar um equilíbrio de refeições simples, rápidas e económicas e igualmente saciantes e nutritivas e que não “envergonham” ninguém. Lembrei-me disso a propósito da receita de hoje.
Ingredientes para 4 pessoas:
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de sopa de azeite
500g de polpa de tomate
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de cominhos em pó
1 molho de coentros frescos
500g de feijão cozido (qualquer variedade)
4 ovos
Preparação:
Pique finamente a cebola e os dentes de alho e leve a uma frigideira larga juntamente com o louro e azeite e deixe refogar ligeiramente. Junte depois a polpa de tomate, tempere de sal, pimenta e cominhos em pó e deixe levantar fervura. Acrescente metade dos coentros picados e o feijão cozido e envolva bem.
Quando voltar a levantar fervura, abra os ovos para dentro da mistura. Tape e deixe cozinhar em lume brando até os ovos estarem a seu gosto.
Antes de servir polvilhe com coentros picados.
Acompanhe com arroz branco e brócolos cozidos.
Bom Apetite!
Nem de propósito!
ResponderEliminarHoje fui ás compras e, quando cheguei, comentei precisamente com o meu marido que, apesar do que se ouve e vê, ninguém parece ter receio nem fazer um esforço para poupar e melhorar hábitos.
O seu exemplo pode parecer pequeno mas, para quem quer fazer, as ideias e sugestões são muito apreciadas.
Maria Correia.
Bestie meaning in Hindi and Increase instagram followers for your channel using technomantu follower app
ResponderEliminarO mundo precisa de equilíbrio nas várias vertentes, assim como o ser humano.
ResponderEliminarAinda que o caminho não seja perfeito, podemos tentar encontrar o nosso "equilíbrio", adquirindo novos hábitos, ou corrigir os existentes - aqui tem que haver vontade de o fazer, ou então será "forçado" por via das circunstâncias.
Os alimentos estão caros, bem como a água, eletricidade, gás, combustíveis, condicionando direta e indiretamente as finanças pessoais/familiares.
Na culinária, também, podemos tentar encontrar esse equilíbrio, mudando ou corrigindo hábitos: compras (locais onde se compra / sazonalidade dos produtos / lista de compras e inventário do que há em casa) , formas de cozinhar (rentabilização dos meios / ementa semanal (ou diária) / base da refeição (ex. carne picada para almondegas/hambúrgueres ou bolonhesa), aproveitamento de restos, etc.), a própria refeição (ex: doses servidas, "esticar" a carne/peixe, mais legumes/vegetais a complementar o prato, mais pratos de cariz "sem carne, sem peixe", o recurso às leguminosas).
Fico com a sugestão, pois pratos à base de leguminosas, complementados com ovo e arroz, fazem uma refeição saborosa e saciante. Aliás, uma das minhas refeições preferidas de infância, era arroz de feijão acompanhado de arroz estrelado.
Venham mais ideias simples e deliciosas!
Um grande beijinho.
Sara Oliveira
Adoro este prato! Tem uns extras em relação ao meu que vou experimentar!
ResponderEliminarThanks for this great post, I find it very interesting and very well thought out and put together. I look forward to reading your work in the future.
ResponderEliminar