Este estava mesmo bom, feito com um frango do campo comprado no hipermercado, mas mesmo assim bom! Claro que melhor ficaria com uma galinha daquelas criadas mesmo no campo e bem caseirinhas, mas foi o que se pode arranjar!
Ingredientes:
Galinha ou frango do campo
cebola
louro
salsa
azeite
vinho branco
piri-piri
sal
pimenta
arroz
sangue temperado com vinagre a gosto e sal
Preparação:
Lave e limpe a galinha ou e frango e corte-o em pedaços. Leve a cebola picada a refogar com o azeite e a folha de louro.
Assim que a cebola começra a querer ficar loura, junte a galinha cortada em pedaços e deixe ganhar um pouco de cor. Junte a salsa picada, um copo de vinho branco e tempere de sal, pimenta e piri-piri a gosto. Tape e deixe cozinhar uns minutos. Junte então a água em cerca de 3x o volume do arroz (ou mais se gostar de um arroz mais caldoso), rectifique os temperos e deixe cozinhar lentamente e tapado até a galinha estar bem cozida.
Junte então o arroz e deixe cozinhar. Assim que o arroz estiver cozido junte o sangue já temperado de sal e vinagre, mexa bem e deixe ferver 2 ou 3 minutos.
Desligue e sirva de imediato!
Bom Apetite!
Que vontade de comer... é um dos meus pratos favoritos, especialmente quando feito pela minha mãe.
ResponderEliminarnãp conheço a sua mãe
EliminarAdoro!!!
ResponderEliminarNunca fiz mas a Cabidela da minha mãe costuma ficar mais escura (talvez por usar sangue caseiro)
A última vez que fez juntou vinho tinto. Foi uma invenção a não repetir
:-/
concerteza não foi o vinho que estragou a comida a não ser que a quantidade fosse exarerada e mesmo assim não sei
EliminarSou danada por cabidelas. Vivo no campo, e no entanto, nunca fiz em casa. Vai ter que haver uma primeira vez... ;-)
ResponderEliminarTambém sou um tolinho por arroz de cabidela, faço-o normalmente com arroz carolino, o modo é como este seu (a salsa vai em ramo) e este seu tem muito bom aspecto.
ResponderEliminarQue aspecto maravilhoso!...
ResponderEliminarVou experimentar.
Obrigada por partilhar connosco.
Fernanda Silva
vou fazer hoje para uns amigos com um galo caseiro e gostei da receita vou a ele obrigado Jose Alves
ResponderEliminarjalebo 14 anos em españa ja tenho soudades dessa cabidela DO RES TAURANTE SANTA LUSIA BRAGAAAAAAAAAAAAAAAAAA
ResponderEliminarSOU COSINHEIRO AQUI EM ESPAÑA A 13 ANOS QUERO FASER UMA CABIDELA O MEU GOSTO MAS OS ESPAÑOIS NO LE GUSTA O SANGUE DO FRANGO E FICO A CHUPAR OS DEDOS DA CABIDELA BON APROVEITE PORTUGUESES JA CEGARA O DIAAAAAAAAA
ResponderEliminarA ULTIMA VSZ QUE COMI ARROZ DE CAVIDELA FOI EM VILA VERDE TABA TAO BOA QUE ATE QUANDO CHGEI ACASA ME APETESSIA BOLTAR PARA TRAS PARA REPETIRRRRRRRRRRRRRRRRRRR
ResponderEliminarADORO ARROZ DE CABIDELA.TB FAÇO.MAS O MEU FICA FORA DE SERIE..NAO FALANDO NO MEU NETO K SÓ KER ARROZ (PRETO)LOL.
ResponderEliminarHÁ...E NAO DISSE...MAS ACABEI DE VIR DO TALHO,FUI CONPRAR UM DO CAM+PO PARA HOJE Á NOITE.PENA K NAO POSSA COLOCAR FOTO.MAS HOJE É DIA DA CABIDELA.
ResponderEliminarFiz arroz de cabidela para a comunhão solene do meu filho.Uma delícia!A família toda adorou!
ResponderEliminarSenão tiver sangue de galinha junte um pouco de cerveja preta
ResponderEliminarHoje vou fazer um arroz de cabidela de frango do campo para a família, vou desfiar o frango porque é mais prático para os mais novos. Este arroz é delicioso.
ResponderEliminaraqui vai a minha receita (uma delicia)
ResponderEliminarIngredientes: 3 cebolas grandes;2 dentes de alho; 1 tomate grande maduro; vinho do porto; frango caseiro (ou do campo); sal q b; sangue com vinagre; azeite a gosto
Picar as cebolas e os dentes de alho. colocar no tacho com o azeite a alourar. Quando já tiver ganho alguma cor juntar o tomate cortado aos pedaços pequenos, sem nunca juntar água, e deixar em lume brando até estar "derretido". Juntar o frango temperado com salaos pedaços e deixa-lo dez minutos a ganhar cor. Juntar o vinho do porto e deixar estufar (cerca de 45m a 1 hora). quando estiver estufado retirar o frango, juntar àgua (3 ou mais vezes a medida do arroz) e quando esta estiver a ferver juntar o arroz, rectificar os temperos, e três a quatro minutos antes de o arroz estar pronto juntar o sangue e o frango... bom a petite
É ASSIM QUE EU GOSTO DE FAZER O ARROZ. PARABENS
ResponderEliminarReceita feita e aprovada pela família e amigos! :D
ResponderEliminarObrigada pelo seu feedback assunção.
EliminarUm beijinho,
Joana
Eu adoro o arroz faco muitas vezes
ResponderEliminarReceita: pico a cebola com chouriço de vinho louro deixo alourar bem cou com o coador o estrugido deixando só a calda coloco o frango em pedaços eu tiro a pele..... Junto vinho sal pimenta piri piri caldo de galinha salda louro e becon aos cubinhos deixo estufar DPS de estufado coloco a água coloco mais um pouco de sal e pimenta deixo ferver coloco o arroz qnd estiver cozido coloco o sangue com o vinagre e deixo ferver um espetáculo muito bom
Eliminar