Foi um fim de semana de muitas emoções, tarefas, coisas e pessoas boas. Uma sexta feira muito trabalhosa, e um sábado com uma fantástica ida a Leiria, onde estive com leitores muito simpáticos na lindíssima livraria Arquivo, onde cozinhamos uns biscoitinhos e uns beijinhos de coco e cacau e onde rimos e conversamos bastante. Domingo houve workshops com a boa disposição e a conversa e risos habituais.
Chego a segunda feira com a sensação de que agora é que é fim de semana. Pois! Eu ando sempre ao “contrário” das outras pessoas...
Entretanto a receita que vos trago hoje, não é bem uma receita, mas mais uma sugestão que me foi transmitida à uns tempos por uma simpática leitora. Como já aqui referi muitas vezes, faço habitualmente leite de coco em casa, quer seja para fazer a bebinca ou o Pudim de coco da aó Filomena, quer seja para outras preparações onde este seja necessário. Às vezes tem mesmo de ser com leite de coco caseiro e não com o que se compra em lata!
Recentemente publiquei aqui uma receita de um pão doce de coco em que usava o “subproduto” que fica depois de fazer o leite de coco. Entre outras sugestões, uma leitora sugeriu-me fazer farinha de coco. Confesso que nunca o tinha feito e a ideia pareceu-me interessante. Mais interessante ainda porque quase todos os dias recebo mails e mensagens com pedidos de receitas ou substituições para quem não pode ou não quer comer glúten. Não gosto nada de me meter em assuntos que desconheço e sugiro sempre alguns blogues e livros que sei que tratam bem deste assunto. Mas a farinha de coco não tem glúten, e é cada vez mais usada em algumas receitas numa nova vaga de alimentação em que não se ingere glúten. Parece-me pertinente deixar o modo de preparação - que é tão simples - e assim poderem aproveitar o que de outra forma poderia ir parar ao caixote do lixo. Num supermercado uma embalagem de farinha de coco pode custar cerca de 3,5€. E é tão simples de fazer em casa....
Ingredientes:
coco ralado que serviu para fazer leite de coco (é o coco ralado depois de misturado com água, triturado e coado - ver receita do leite de coco aqui)
Preparação:
Forre um tabuleiro com papel vegetal e espalhe o coco ralado (que está húmido) numa camada fina no tabuleiro. Leve ao forno previamente aquecido a 120ºC durante cerca de 1h30. Atenção que o forno não deve estar muito quente, nem a farinha de coco ficar queimada. Deve apenas deixar secar o coco, misturando de vez em quando para evitar que queime e fica de tom acastanhado.
Ao fim desse tempo retire do forno e deixe arrefecer. Coloque depois no robot de cozinha ou com a varinha mágica e triture um pouco (pouco tempo ou ainda vira manteiga de coco) para que fique mais fina.
Guarde depois num frasco e utilize em algumas preparações para ajudar a engrossar massas por exemplo de panquecas, ou para panar alimentos.
Bom Apetite!
É caso para dizer: "nada se perde, tudo se transforma"! Gosto da ideia da farinha de coco, pois é uma farinha que é um pouco cara nas lojas tipo Celeiro (embora seja mais barata que a de quinoa!), e deste modo fica mais económica. Além disso, é uma forma de evitar o desperdício. Menciona a manteiga de coco, e lembrei-me de uma receita que vi no blog "Não acredito que é saudável" da minha homónima Sara Oliveira. Realmente o coco, é bastante versátil, pois de um produto base (coco ralado), pode-se obter produtos diferentes: leite, farinha ou manteiga. Um grande beijinho, Sara Oliveira
ResponderEliminarFantástica ideia.!! :)
ResponderEliminarBjinhos
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
Deixa-me muito feliz ver que uma dica que deixei na caixa de comentários foi útil, testada e transformada em post para dessa forma poder ser partilhada ainda com mais pessoas :) A ideia original não é minha, claro. Encontrei-a algures pela net enquanto tentava encontrar soluções para o que sobra do leite de coco porque tenho aversão a deitar comida fora. Ainda assim, sinto que retribui de alguma forma todas as boas ideias que já tirei do blog e dos livros "Feito em Casa" e "Receitas para todos os Dias" que são os que moram cá em casa. Obrigada Joana.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarOlá Joana, aconteceu-me algo parecido com o meu blogue, no meu caso as imagens tinham desaparecido. Eles alteraram as definições do picasa, ou seja quando carregamos as fotos, ficam associadas a um álbum Web Picasa e se as fotos não estiverem públicas não surgem. Não sei se será esse o problema. Mas deixo aqui o link, se precisar de alterar.
ResponderEliminarhttps://picasaweb.google.com/home
Um beijinho
a farinha de coco pode ser feita na frigideira também,basta colocar em fogo baixo e ir mexendo sempre por quinze minutos,fica igual ao do forno porem economiza-se o gás.
ResponderEliminarExcelente partilha,...
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Gostei mesmo muito de estar contigo amiga, mesmo muito, Obrigada pelo teu carinho ;) bjinhos
ResponderEliminarExperimentei esta receita e a do leite de côco e são maravilhosas! Até eu, que não ligo a côco, fiquei rendida!
ResponderEliminarNão sei se se lembra, mas eu coloquei fotos delas no Facebook e identifiquei-a lá :)
Eu também tenho um blog, mas ainda estou a começar... Mas deixo aqui o link, se alguém quiser ver e seguir, agradeço :)
http://sabordebolso.blogspot.pt/
Parabéns e continue! :)
Olá, se for côco ralado embalado comprado no supermercado é preciso ir ao forno para fazer farinha de côco?
ResponderEliminarObrigada 😘