Com a quantidade de alguns legumes a encherem o frigorífico cá de casa, já comecei a preparar as próximas estações. Já há tomate maduro e vermelhinho congelado, bem como pimento às tiras para os estufados e guisados de inverno. Há courgete aos cubos dividida em saquinhos para usar nas sopas e eu penso em como dá tanto jeito, principalmente nestas alturas, em ter uma arca congeladora.
Agora que penso nisto, ainda vou ter que me preparar para mais uma dose de compotas, desta vez de doce de tomate....Até lá, e com tanta abundância, continuam os cozinhados com tomate e pimento e courgete. E não se espera que abrande nos próximos tempos.
Ingredientes para 2 pessoas:
4 lombinhos pequenos ou postas de pescada limpas de peles e espinhas
1 medida de arroz
1 cebola
2 dentes de alho
2 tomates maduros
1 pimento verde pequeno
1 molho pequeno de coentros frescos
2 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta q.b.
tabasco q.b.
50ml de vinho branco
Preparação:
Pique a cebola e os dentes de alho e leve ao lume num tachinho juntamente com o azeite e deixe refogar.
Acrescente depois o tomate em cortados em cubos (eu deixei ficar a pele, mas pode retirar se preferir), o pimento também em cubinhos e metade dos coentros frescos picados. Deixe refogar uns minutos e acrescente o vinho branco e tempere com um pouco de sal, pimenta e umas gotas de tabasco a gosto.
Acrescente o arroz e envolva no refogado. Junte agora 3 medidas de água a ferver, o peixe partido em pedaços grosseiros e rectifique de sal. Tape e deixe cozinhar em lume muito brando até o arroz estar cozido.
Retire do lume, e envolva os restantes coentros picados. Sirva de imediato.
Bom Apetite!
Que arroz delicioso, vou levar a receita.
ResponderEliminarMariana
Ficou óptimo este arrozinho, malandrinho é muito bom!
ResponderEliminarTambém guardo muito legumes assim congelados, dão imenso jeito!
Bjs
Receita típica portuguesa, muito bonita, saudável, ótima.
ResponderEliminarParabéns.
É uma bela sugestão para hoje!
ResponderEliminarObrigada!
Vai ser o meu jantar de amanhã! Obrigada pela sugestão!
ResponderEliminarAdorei a receita! Agora quanto ao tomate, compota de tomate não se come cá em casa, mas molho de tomate já fiz um panelão enorme, que está devidamente congelado em caixas separadas, e ainda tenho ali mais uns quilinhos para congelar.
ResponderEliminarBeijos
Sabe que uma vez vi a Nigella a colocar o sal logo por cima da cebola quando faz o refogado e a partir daí tenho feito sempre o mesmo. Assim a cebola vai libertando os sucos e não queima. Lembrei-me disto porque também fiz ontem arroz de tomate assim. Bjs
ResponderEliminarAcho que encontrei o meu jantar de hoje ;))))
ResponderEliminarBabette