Há imensas maneira de se poderem incluir mais legumes nas refeições de todos os dias. Uma delas é “enconder” os legumes em refeições mais tradicionais. Desta vez, decidi para um bacalhau gratinado, mas com imensos legumes meios escondidos. Parece um bacalhau espiritual, assim à primeira vista, mas na realidade é só legumes e bacalhau com uma apresentação diferente.
Os miúdos não gostaram assim tanto... não por causa dos legumes, mas porque não são os maiores fãs de bacalhau, e o António, principalmente, porque não gosta muito de comida de misturadas, e prefere ver os variados elementos no prato.
Mas para nós e para a Benedita ficou mais do que aprovado, e será certamente uma receita a repetir, até porque é muito versátil de adaptar com outros legumes.
Um bom fim de semana para todos!
Ingredientes para 4 pessoas:
500g de migas de bacalhau demolhadas
1 cebola
2 dentes de alho
azeite q.b.
1 folha de louro
2 cenouras grandes
1/2 couve flor
2 alhos franceses
1 lata de leite de coco
sal e pimenta q.b.
noz moscada q.b.
Preparação:
Comece por peparar a base de bacalhau. Pique a cebola e os dentes de alho e leve-os a alourar num pouco de azeite juntamente com o louro. Junte depois as migas de bacalhau bem escorridas e envolva bem na cebolada, deixando cozinhar. Tempere a gosto com sal, se necessário, e um pouco de pimenta.
Entretanto descasque as cenouras e separe a couve flor em raminhos, Com a ajuda do robot de cozinha ou uma picado, triture grosseiramente a couve flor e a cenoura de modo a parecerem umas migalhas grossas. Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer. Junte depois a mistura de couve flor e de cenoura à frigideira, e deixe saltear. Tempere com um pouco de sal, pimenta e noz moscada, e vá mexendo para que cozinhe uniformemente. Assim que estiver macio e cozinhado, envolva esta mistura no refogado de bacalhau, e coloque tudo num tabuleiro que possa ir ai forno e à mesa.
Num outro tacho coloque o leite de coco e junte o alho francês previamente cortado em rodelas finas e bem lavado. Tempere com uma pitada de sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando até o alho francês estar macio. Triture depois com a varinah mágica até ficar bem cremoso. Retifique os temperos e, se quiser tempere com um pouco de noz moscada ou acafrão, ou outra especiaria a gosto.
Verta este preparado de alho francês sobre a mistura de bacalhau e legumes.
Leve ao forno previamente aquecido, a 180ºC durante cerca de 20 minutos até tostar ligeiramente a superfície.
Sirva com uma salada verde.
Bom Apetite!
Hmm, parece-me bem! A minha irmã, desde criança, q nunca foi fã de bacalhau e ainda hoje, mulher feita, tb ñ faz questão ;) Bjinhos!
ResponderEliminarMais uma receita para se juntar ao rol das "1001 receitas" de bacalhau!
ResponderEliminarUma sugestão para experimentar e variar um pouco a preparação do "fiel amigo".
Um grande beijinho,
Sara Oliveira