18 anos de Blogue



Foi no sábado que este blogue atingiu a maioridade. Talvez esta data merecesse ser marcada de forma mais especial, mas numa altura em que ando tão desencantada das redes não me faz sentido grandes celebrações.


No dia em que comecei este blogue foi sem esperar absolutamente nada. Foi uma brincadeira como outra qualquer, numa altura em que os blogues se iniciavam, onde tudo era anónimo e lido apenas por uma mão cheia de pessoas.


Tinha começado isto dos blogues umas semanas antes, num blogue de “ dietas”, mas depressa reparei que as pessoas estavam mais interessadas nas receitas do que eu comia, do que propriamente nos passos da dieta. Assim consegui aliar duas coisas que sempre gostei de fazer: cozinhar e escrever. Ainda que as “introduções” do blogue só tivessem começado um pouco mais tarde -  os primeiros posts não têm introdução, apenas a receita.


Na altura tinha ainda um emprego convencional das “9 às 17”, e na altura ninguém ainda sabia que era possível que as redes sociais pudessem ser o emprego/trabalho de alguém.


A vida foi correndo ao longo destes 18 anos. Tive o primeiro contacto para escrever um livro, deixei de ser um blogue anónimo, vieram as redes sociais como o Facebook e mais tarde o Instagram. De um livro passei para 8, tive de acompanhar o crescimento exponencial das redes sociais, da “concorrência”, lidei mal com algumas coisas e melhor com outras. Passou a ser-se “criador de conteúdos digitais”, e isto passou a ser profissão. Passei a dar workshops, masterclass, fazer receitas para marcas e até fui à televisão algumas vezes. Tive 3 filhos, mudei de casa, cresci.


Tentei nunca mudar a minha direção e o caminho que em trouxe até aqui. Continuo a partilhar diariamente receitas de todos os dias, para quem cozinha regularmente. Umas vezes doces, outras salgadas. Saladas ou sopas, carne ou peixe e até vegetarianas. Algumas sem gluten, outras sem ovos. Algumas muito calórica se gulosas, outras mais saudáveis. Receitas portuguesas e tradicionais e coisas do mundo. Mas todos quase sempre simples e acessíveis a todos com ingredientes fáceis de encontrar.


Mas agora ao fim de 18 anos disto, tenho dias em que não me apetece. Tenho dias em que sinto uma falta imensa da pureza e simplicidade do início dos blogues. Sinto falta das partilhas verdadeiras, das fotos feias tiradas de comida real em pratos reais sem grande “food styling”. Sinto falta das partilhas sem a busca incessante dos likes e da interação do Instagram. Do crescer apenas para mostrar às marcas, que muitas  vezes só olham apenas para números e não para valor daquele perfil. De sentir que há quem não saiba grande coisa de nada, mas são especialistas de todos. E às vezes também farta de partilhar conhecimento, dicas e receitas (a troco de nada) e de muitas vezes nem um obrigada ouvir do outro lado. De ainda acharem que tenho obrigação de responder na hora, de explicar, de partilhar porque tenho uma conta aberta, e de cada vez que se encaminha as pessoas para onde está a informação ainda se é mal interpretada porque não se ofereceu tudo de mão beijada…


Não me interpretem mal. Sou extremamente agradecida por todo este caminho, e sei que as pedras fazem parte dele. Mas, ao contrário de muitas pessoas deslumbradas que andam por aqui, encadeadas pelas luzes da ribalta da fama de redes sociais, tenho dias que gosto cada vez menos deste ambiente e protejo-me dele. 

Não sei fazer fotos os videos bonitos e apto para ganhar mais visualizações, e também não quero aprender, porque a minha vida é feita de muitas outras coisas que eu valorizo muito mais.


Portanto vou continuando por aqui. Nestas partilhas nuas e cruas de cabelo sujo e fato treino, sem filtros, a cozinhar o que me apetece e a partilhar porque me apetece, e a dar as dicas que gosto. Gosto das minhas pessoas que continuam sempre aqui e não se importam com nada disto.Que não valorizam só o bonito, que colocam os gostos se querem, se partilham se querem e que sabem que nunca vou pedir likes para partilhar uma receita ou uma dica.


Apesar de desencantamento do momento, são 18 anos fantásticos. Obrigada por estarem aí, e até aos 19 anos! Pode ser que nessa altura já tenha voltado a fazer as pazes com as redes sociais.

Até lá, e se me permitem, um conselho: valorizem quem gostam de seguir e não sejam só seguidores silenciosos. 


33 comentários :

  1. Anónimo16:06

    Olá Joana, parabéns por estes dezoitos anos fantásticos. Sigo o seu blog desde o inicio, e a sua evolução, e devo dizer que é uma inspiração para mim. Vou tentar interagir mais. Bjs e que venham mais 18.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:09

    Querida Joana: só quero dizer que gosto muito de si e das suas partilhas. O seu blog está na minha "barra de favoritos" e todos os dias vou espreitar para ver se há publicações. não sei precisar desde quando a sigo, mas já são muitos anos, muito antes de nascer o seu Zé Maria! tenho acompanhado o seu "crescimento". tenho vários livros seus, que adoro! É uma inspiração!
    Espero que não desista de nós, das poucas pessoas anónimas, como eu, que todos os dias esperam pelas suas partilhas!
    Muito obrigada, por tanto!

    ResponderEliminar
  3. Já perdi a conta de quando comecei a seguir o blog da Joana.
    Lembro-me que em 208 fui viver sozinha, e claro que me deparei com o problema "mas agora o que é que eu faço para jantar?.
    Uma pesquisa rápida fez-me chegar aqui.... e nunca mais sai.
    Tenho centenas de receitas do blog gravadas no favoritos.
    Faço questão de comprar todos os livros da Joana.
    Ainda me falta assistir a uma masterclass ou um workshop ao vivo, mas vou tratar disso brevemente!
    Se preciso de inspiração para qualquer cozinhado, é o primeiro sitio onde venho.
    Sim, agora sigo mais no instagram e interajo mais por lá, mas nunca vou deixar de vir aqui.
    Parabéns querida Joana!
    É bom, acima de tudo, ver a sua genuinidade, e a sua simplicidade.
    As "guerras" das redes sociais podem ser duras, mas garanto-lhe que nunca estará sozinha, e que tem muita gente aqui a apoia-la!|
    PARABÉNS!!!!

    ResponderEliminar
  4. Sigo este blogue desde o início. A Joana ensinou-me a gostar de cozinhar. Isso não tem preço. Ainda hoje é a minha página de referência. Há coisas que já são tradicionais à nossa mesa e que à Joana devemos. Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo19:01

    Já comentei no Insta, mas tinha de vir aqui, onde tudo nasceu. Obrigado Joana por não mudares, por partilhares mais connosco do que simples receitas. OBRIGADO por tanto. Bjs para todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:02

      Não queria estar anónima...foi sem querer. Eunice Grilo

      Eliminar
  6. Anónimo20:59

    Olá Joana! Comecei a seguir-te no dia que saí do hospital do nascimento do meu primeiro filho, há quase 15 anos. Foste uma companhia para mim. E melhor, também graças a ti, tenho um marido maravilhoso que cozinha a tirar dúvidas nos teus livros! Obrigada por continuares!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns, Joana! É uma idade de peso. E continua a ser uma inspiração sempre. Muito obrigada por todas as generosas partilhas, pelo excelente trabalho e pela companhia em muitas situações. Votos de que os próximos 18 anos sejam igualmente inspiradores. Um beijinho,

    ResponderEliminar
  8. Anónimo04:34

    Parabéns Joana, és uma inspiração, gosto muito do teu blog, venho sempre cá diariamente, muito obrigada por todas as fantásticas receitas, justamente a simplicidade é o que me atrai neste blog, PARABÉNS E CONTINUA POR AQUI, FAZES MUITA FALTA, OBRIGADA

    ResponderEliminar
  9. Parabéns Joana! Já a acompanho há tantos anos que nem sei bem contá-los. Tenho alguns livros, ofereci os seus livros a amigas, já fui a uma sessão de autógrafos. O blog está na minha barra de favoritos e todos os dias vou espreitar para ver se tem uma nova receita para partilhar. Obrigada por todos este anos de partilha e continue porque penso que tem muito gente deste lado que anseia todos os dias por mais uma receita ou dica. Obrigada por tudo! Um beijinho

    ResponderEliminar
  10. Compreendo perfeitamente quando diz saudades de uma blogosfera inocente e "sem compromissos", mas o importante é que está de parabéns. Eu do meu humilde blog, fiz um simples caderno de receitas, do qual me orgulho muito, mas confesso que realmente tenho saudades desse tempo.
    Bjinhos fofos

    ResponderEliminar
  11. Anónimo10:40

    Parabéns Joana e muito obrigada por tudo o que faz!Aprendo muito consigo, e este blog é sempre um óptimo destino de busca de receitas.beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Anónimo11:08

    Obrigada por tanto que tem partihado!

    ResponderEliminar
  13. Natália Andrade14:28

    Obrigada por todas as partilhas, gosto muito das suas receitas, livros e partilhas.Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  14. Muitos parabéns! Que venham muitos mais anos e muitas mais partilhas verdadeiras e genuínas !

    ResponderEliminar
  15. Ivone23:49

    Bem haja pela partilha. É uma inspiração para mim. Recorro muitas vezes às suas receitas. Que venham mais 18.

    ResponderEliminar
  16. Carla06:33

    Parabéns Joana! Perdi a conta aos anos a seguir este blog mas são muitos. Espreito diariamente e as receitas que adoptei são inúmeras! Grandes sucessos cá em casa. Embora não tenha o hábito de comentar, hoje não podia deixar de o fazer.
    Muito obrigada por estes anos de partilhas e que venham muitos mais!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo16:26

    Muitos parabéns Joana!! Não estou desde o início mas já acompanho há muitos ano! É sempre onde venho para me inspirar e procurar receitas! Estava mesmo a precisar de ler o seu texto! Também sinto o mesmo! E o meu negócio ainda é recente, apenas 2 anos. Coragem e força! 💪🏼😘

    ResponderEliminar
  18. Sara Costa16:57

    Parabéns Joana! Que venham mais 18!
    Sou fã do seu trabalho e pelas suas partilhas dá para perceber que é uma pessoa do bem!
    Um bem haja! Bjs

    ResponderEliminar
  19. Joana, não te sigo desde o início, mas seguramente há mais de 15 anos! Estás em 1º lugar na mh barra de favoritos e, se não venho cá tds os dias, és o 1º blog q visito sempre q entro na internet! Não tenho instagram, sigo-te no FB, mas a verdade é q continuo a ser fã de blogs ;) Chamem-me 'antiga', mas é um conceito q continuo a gostar mt mais do q qq outro! Obrigada pela inspiração, pelos desafabos, pelas partilhas, pela honestidade e por tudo quanto publicaste ao longo desta 'maioridade' ;) Venham mts mais anos, sempre ctg por 'cá'! Tudo de bom e mt doçura, hoje e sempre!

    ResponderEliminar
  20. Parabéns, querida Joana, e obrigada por 18 anos fantásticos!
    É aqui, neste blog que tenho na barra dos FAVORITOS (ao lado dos outros de trabalho) que gosto de vir ver as partilhas.
    Aqui o algoritmo ainda não me inunda de outras coisas que não me fazem falta nem me tenta vender outras ideias, produtos ou conceitos (como acontece no "instagram", onde para vermos uma coisa acabamos afogados noutras).
    Há uma "maioria silenciosa" como eu que segue e adora este blog e a Joana!
    Votos de muita saúde e alegrias com essa família tão linda e essas ideias únicas que fazem tanta diferença.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo22:24

    Parabéns, Joana, pelos 18 anos do blog. Há muito que a acompanho e confesso que tenho muitas saudades dos idos tempos que descreve. Penso muito nisso, na genuinidade que se perdeu e que também acabou por me afastar. Este é o único blog onde ainda venho com regularidade. Obrigada por continuar a ser uma inspiração!

    ResponderEliminar
  22. Parabéns pelos 18 anos do blog. Já a acompanho há vários anos e confesso ser uma seguidora "silenciosa", mas hoje resolvi comentar. Obrigada pelas suas receitas e por ser uma inspiração e que venham, no mínimo, mais 18! Felicidades

    ResponderEliminar
  23. Mea culpa, sou seguidora silenciosa. Já a sigo há muitos e muitos anos, não há 18, mas certamente uns 16. Inclusive, temos pessoas conhecidas em comum, mas nunca a conheci. Obrigada pela partilha de conhecimento. Gosto muito de a ler. Felicidades

    ResponderEliminar
  24. Anónimo23:28

    Costumo ser seguidora silenciosa mas hoje resolvi escrever. Gosto muito do blog, que sigo há vários anos, precisamente pela simplicidade e pelo lado prático da Joana. Que continue, apesar das pedras no caminho, por muitos e bons anos. Parabéns!

    ResponderEliminar
  25. Obrigada Joana pelas partilhas e receitas maravilhosas. Parabéns por estes 18 anos.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo11:53

    Olá Joana, obrigada por todas as partilhas de conhecimento, são inspiradoras. E não falo só das receitas e dicas de culinária, falo também das partilhas de vida, dos treinos etc. É isso que verdadeiramente importa, vida real. Parabéns pelos 18 anos e obrigada. Maria Saúde Martins

    ResponderEliminar
  27. Anónimo22:31

    Antes de mais, muitos parabéns pela data especial!
    É verdade que na correria do dia-a-dia, nem sempre nos lembramos de valorizar o que gostamos e, principalmente, quem gostamos! Na maior parte das vezes, acredito, não é por mal, é que somos engolidos pelo tempo de tal maneira, que nem sempre conseguimos chegar a todo o lado.
    Deste lado, uma seguidora +- assídua, que desde há muitos anos vem dar uma espreitadela aqui a este blog (a este e ao outro de economia) e que foi muito influenciada pelas suas receitas, pelas dicas, pela forma de ver as coisas e a vida, no geral. Obrigada!

    Muitos beijinhos e tudo de bom para si!

    Catarina Sousa

    ResponderEliminar
  28. Anónimo14:30

    Sou seguidora há anos, mesmo muitos, também sou de coimbra e os nossos filhos partilham atividades em conjunto, mas nunca fui incomodar para agradecer todas as ideias e dicas que tem partilhado connosco ao longo destes anos no blog, ou nas redes sociais. Também eu há uns anos iniciei um blog de culinária quando fui viver sozinha com o namorado e gostava de partilhar com a família o que inventava na cozinha, mas à semelhança do que acontece agora com a Joana, rapidamente perdi o interesse pelos likes, partilhas e o blog foi abandonado...ainda deve andar perdido algures por aí.
    Temos também amigas em comum, mas nunca disse nada pessoalmente, talvez um dia perca a vergonha :) entretanto tudo de bom para si e o para os eu pequenitos ;)

    ResponderEliminar
  29. Anónimo10:47

    Querida Joana, acompanho o seu trabalho desde o inicio, e posso dizer que se aqui continuo é porque mantém esta essência que Amo!!! Muitos Parabéns por todo o trabalho que tem feito e faz, mas principalmente pela pessoa, que sem a conhecer, transparece ser!!! Muito Feliz por si e desejo-lhe muito sucesso em todas as faces da sua vida :-)

    ResponderEliminar
  30. Anónimo17:40

    Olá querida Joana acompanho o seu blog desde o inicio, aprendi tanto com ele, na crise, nas dificuldades, foi consigo que aprendi a gerir melhor as minhas contas, a dividir o orçamento, a por de parte tudo o que é essencial, e só depois ver o que realmente restava. As primeiras marmitas que fiz. Ainda hoje continuo por aqui a ver o que vai fazendo e a retirar ideias. a minha vida vida a nível de alimentação mudou drásticamente pois fiquei diabética tipo2, fui detectada muito no inicio pois faço análises anuais o que deu para detectar sem niveis muito altos, mas já diabética, mudei a alimentação, comecei a fazer exercício, tomei conta de mim, hoje é como se não tivesse nada, embora continue a tomar medicação, muito mais reduzida. mas isto dava pano para mangas, e o que eu quero dizer é que lhe agradeço por tanto conselho e tanto que aprendi consigo e sendo mais nova do que eu fez-me muito bem tê-la encontrado na minha vida. Beijinho grande e continue a ser como é com essa família linda que cresce a olhos vistos. Obrigada.

    ResponderEliminar
  31. Revejo-me nas tuas palavras. Tem sido um excelente trabalho! Até aos 19.

    ResponderEliminar
  32. Rosa Gomes22:08

    Adoro-a Joana, quando cheguei a este blog ainda não tinha filhos. Adoro as suas receitas, as partilhas de uma vida comum. Tenho vários dos seus livros e não há uma vez que procuro uma receita que não venha primeiro ao seu blog! Continue sempre assim.

    ResponderEliminar

Imprimir