Este bolo andava há várias semanas na minha cabeça e eu sem desculpas para o fazer. Até que houve a desculpa perfeita - o jantar de amigos do fim de semana - e lá fiz o bolo.
Ficou tal e qual tinha imaginado, e é um delicioso bolo de sabores de verão.
Importante usarem formas com mola, mas pequenas - as minhas têm 16 cm de diâmetro. Isto para conseguirem um bolo alto para dar para fazer as 4 camadas. Sei que vão dizer que fica um bolo pequeno, mas é uma receita de um bolo normal e chego a fazer para festas de aniversário com 50 pessoas cá em casa e no meio da comida e de outras sobremesas e de pessoas que nem querem bolo, além de nem sequer ser pequeno, sobra ainda quase sempre….
Ingredientes:
Bolo:
270g de açúcar
250g de manteiga
300g de farinha
6 ovos
raspa de 1 limão grande ou 2 médios
1 c. sobremesa de fermento em pó
250 a 300ml de polpa de maracujá - fresca ou de conserva
Ganache de chocolate branco:
180g de natas
200g de chocolate branco
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 170C e unte e forre duas formas de 16cm (eu usei de mola) com papel vegetal.
Bata a manteiga com o açúcar e a baunilha, na batedeira eléctrica, até ficar um creme macio e esbranquiçado, cerca de 10min. Vá raspando as laterais da taça, para que toda a mistura fique uniforme.
Acrescente depois os ovos um a um. Caso a mistura comece a talhar junte 2-3 colheres de sopa da farinha.
Numa taça à parte peneira a restante farinha com o fermento e de seguida junte a raspa do limão.
Envolva gentilmente os ingredientes secos à mistura da manteiga até ficar um creme homogéneo e sem grumos, e sem mexer demasiado.
Divida a mistura entre as duas formas interiormente preparadas e leve os bolos ao forno por 40-45min ou até, fazendo o teste do palito este vir sem vestígios do bolo.
Retire do forno e deixe repousar cerca de 15min na forma, antes de desenformar para que arrefecem completamente.
Entretanto prepare a ganache de chocolate branco. Leve as natas ao lume até que aqueçam e estejam prestes a levantar fervura. Retire do lume e junte o chocolate branco partido em pequenos pedaços e misture bem - sempre fora do lume - até que o chocolate derreta completamente. Leve ao frigorífico até ficar bem frio - mínimo 4 horas, mas o ideal é de um dia para o outro.
Com a ganache bem fria, bata-a depois na batedeira até ficar um creme fofo, tipo um buttercream para rechear e cobrir o bolo. Reserve no frigorífico.
Depois dos bolos frios, apare-os, se for necessário para ficar com 2 bolos direitos (quando crescem demasiado nos topos, por exemplo) e corte depois cada bolo ao meio no sentido longitudinal de modo a ficar com 4 discos de bolo.
Coloque um dos discos de bolo no prato de servir, e com a ajuda de uma colher de sopa embeba o bolo com um pouco da polpa de maracujá. Coloque 1/4 da mistura de ganache de chocolate branco sobre o bolo e por cima o outro disco de bolo. Volte a embeber o bolo na polpa de maracuja e colocar mais ganache e assim até colocar a quarta camada de bolo. Volte a embeber o topo do bolo com polpa de maracujá e use a restante ganache para cobrir o bolo por cima e nas laterais. O objectivo é ser uma camada fina, mas se gostar de uma camada mais grossa de ganache aconselho a fazer 1,5 a 2x a receita de ganache.
Por fim decore com mais um pouco de polpa de maracujá sobre a ganache.
Leve ao frigorífico antes de servir e retire uns 20 minutos antes de partir o bolo. (Eu costumo fazer os bolos de véspera!)
Bom Apetite!
Sem comentários :
Enviar um comentário